Superiora Geral – Páscoa 2010

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Caríssimas Irmãs e jovens em formação

        com o coração alegre e em festa celebramos o triunfo de Cristo que passou da morte para a vida para estar sempre conosco.
Vivemos intensamente o período quaresmal, deixando-nos converter e iluminar com a Palavra de Deus que cada dia a liturgia colocou na nossa mente e no nosso coração. Realizamos gestos concretos de bondade e compreensão com os nossos irmãos e irmãs, expressão da vitalidade da Palavra semeada em nós. Contemplamos o rosto do Senhor, transfigurado e sofredor, na pessoa de tantos companheiros de caminho que vivem na própria carne o mistério da cruz.
Na fé contemplamos o rosto glorioso do nosso Mestre e Salvador, acolhendo maravilhadas o anúncio pascoal: Cristo ressuscitou! E’ o grito da nossa fé, da nossa esperança. O alleluia pascoal nos convida à festa, à alegria, a sermos criaturas novas. Em Jesus ressuscitado explode a vida, nada é mais como era, tudo adquire um significado novo, profundo, definitivo.
Com a ressurreição,  o Mestre Divino inaugura um mundo novo: o mundo de Deus, onde triunfa o amor, reina a paz, vence a solidariedade. Porém, não é este o mundo que vemos todos os dias. Pelo contrário, no mundo há sofrimento, injustiça, guerras, violência, corrupção, doenças, pobreza, catástrofes. Somente uma experiência profunda e autêntica da presença do Senhor morto e  ressuscitado nos dá a certeza que ele venceu a morte e, portanto,  a dor, a divisão, as injustiças. A última palavra não é a morte, mas a vida.
“Sim, é verdadeiramente este o núcleo da nossa profissão de fé; é este o grito de vitória que hoje nos une a todos. Se Jesus ressuscitou e, portanto está vido, quem poderá separar-nos dele? Quem poderá privar-nos do seu amor que venceu o ódio e destruiu a morte? O anúncio da Páscoa se expanda em todo mundo com o alegre canto do alleluia. Cantamo-lo com os lábios, cantamo-lo, sobretudo com o coração e com a vida, com um estilo de vida “sóbrio”, ou seja, simples, humilde, fazendo boas ações. ‘Cristo minha esperança ressuscitou e vos precede na Galiléia’. O ressuscitado nos precede e nos acompanha nas estradas do mundo. E’ ele a nossa esperança, é ele a verdadeira paz do mundo” (Bento XVI, Páscoa 2009).
Com esta esperança que nasce da ressurreição de Cristo, desejo a cada uma de poder reconhecer o ressuscitado nos acontecimentos da vida e da história, de renovar a fé e o amor ao nosso Senhor e Mestre, para comunicar, a quem está próximo de nós e a todos, o alegre anúncio da salvação.
Aproveito a oportunidade para convidar-vos a acompanhar com a oração os nossos irmãos da Sociedade São Paulo que, do dia 25 de abril a 15 de maio 2010, celebram o 9° Capítulo Geral. Desejo também agradecer-vos pela solidariedade e pela ajuda enviada a favor das vítimas do terremoto no Haiti e no Chile.
Com fé, alegria e esperança desejo a cada uma, de todo o coração, uma  Boa Páscoa!

Ir. Maria Antonieta Bruscato

Superiora geral

Allegati