Epifania do Senhor 2023

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

  Encontrar a profecia  

Mateus 2,1-12

Deus nasce em Belém, até as estrelas o dizem, parece que o Evangelho sugere que basta fazer bem o próprio trabalho para iniciar o caminho de aproximação de Jesus. Então é verdade, os magos tomam o caminho errado, mas assim eles cruzam a sabedoria da Bíblia. Encontram a profecia.

Conhecimento e Profecia se encontram sob os telhados de Jerusalém, a um passo da verdade, mas não conseguem alcançá-la. A estrela só se reacende quando os magos começam a andar novamente. E assim compreendemos que a verdade requer o conhecimento dos magos, a profecia dos sábios, mas também o caminho dos amantes.

Herodes não caminha. E para ele a estrela não se acenderá. Herodes não caminha, está profundamente amedrontado. Eu creio que um pouco de medo é legítimo e que Herodes tenha um pouco de razão. Basta olhar para os dons que os Magos trazem a Jesus. Eles são três indícios fundamentais para narrar nossa fé e, portanto também nossos medos de crer.

O ouro. O ouro é presente para um rei. Fé é reconhecer Jesus como o rei da nossa história. Mas como não ter medo? Ter um rei tão fraco e frágil. Acreditar num rei desarmado, num rei que não conhece outra justiça a não ser a misericórdia?

O Incenso. O incenso é para Deus. Mas como não sentir um arrepio de medo quando nos dizem que Deus é uma criança que podemos segurar em nossos braços? Como não ter medo de saber que Deus é terrivelmente humano e frágil?

A Mirra. Para ungir um cadáver. Como não sentir tremor ao pensar que um Deus não escapará da morte, mas na morte entrará totalmente?

Nós te pedimos Senhor,
a força de assumir a realeza da vida que se chama liberdade,
de acolher o incenso que se abre ao infinito,
de tomar a mirra que oferece à vida uma razão para se doar.
Nós te pedimos isso com medo, com temor e tremor.

Pe. Alessandro Deho'alessandrodeho.com

 


Allegati