Páscoa de Ressurreição 2022

Carta de Ir. Anna Caiazza, Superiora gera

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Caras irmãs e jovens em formação,

na noite de Páscoa ouviremos o canto: “Ó noite, mais clara que o dia… Ó noite que não conhece escuridão”. Palavras antigas, as do Exultet, que, desde os primeiros séculos da era cristã, ecoam todos os anos nas nossas igrejas. Palavras de beleza pungente que provocam lágrimas.
A noite que precede a aurora da ressurreição é mais clara do que o dia porque, na escuridão da desumanidade, o Pai arrebata da morte o Filho que traz dentro de si todas as feridas, toda a dor dos crucificados da história.

Esta “grande noite” é a prova de que nada pode deter o Amor. Mas é também o maior desafio à nossa fé, ameaçada pela tentação de parar na Sexta-feira Santa dia de violência e de morte, da qual somos testemunhas todos os dias.
“O único pecado real é permanecer insensível à ressurreição”, disse Isaac, o Sírio. Por esta razão, hoje mais do que nunca, somos chamados a anunciar que não há situações humanas sem saída, que a cruz “é sempre um local temporário” (T. Bello), que as lágrimas dos que sofrem serão enxugadas, “que com Jesus nunca acaba, nunca é tarde demais” (Papa Francisco), que “a ressurreição é o triunfo do sentido de tudo o que ameaça destruí-la, é a vitória da comunhão sobre tudo o que divide os homens” (P. Giuntella).

Que a Páscoa de Jesus, irmãs, seja vivida e testemunhada, este ano, como um lugar de “reconstrução” da esperança para além de todas as evidências, um lugar da promessa que nunca falha. Nutramos em nós e à nossa volta o gosto pelo futuro e o sopro da esperança, pois assim diz o Senhor: “Conheço os planos que fiz para vocês – oráculo do Senhor – planos de paz e não de infortúnio, para lhes dar um futuro cheio de esperança” (Jer 29,11).

Que o Senhor nos conceda sermos mulheres de comunhão e de esperança, mulheres que, no exercício do apostolado, “ecoe com força a trombeta da ressurreição” (Pe. Alberione) para dizer a todos: “Sim, estamos certas: Cristo ressuscitou verdadeiramente!”. Sejamos “evangelho” de paz e comunicadoras da alegria de que o Ressuscitado nos fez dom. Então a energia da nova vida estará no nosso anúncio e o amor – que é o verdadeiro fruto do Espírito – o tornará frutuoso.

Com carinho e gratidão, juntamente com as minhas irmãs do governo, desejo-lhes uma Páscoa brilhante de ressurreição. Este desejo se estenda aos seus familiares, colegas de trabalho, colaboradores, amigos e benfeitores.
Ao Espírito do Senhor Ressuscitado confiamos de forma especial o Capítulo Geral dos Paulinos, que será em Ariccia de 29 de Maio a 19 de Junho de 2022.

Em comunhão de alegria e esperança.

sr Anna Caiazza
e Irmãs do governo geral


Allegati