Carta de Natal 2021

Ir. Anna Caiazza, superiora geral

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Queridas Irmãs e jovens em formação,

o percurso do Advento nos leva mais uma vez à gruta de Belém, onde cada ano assume carne e sangue o mistério que contemplamos: “Nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado” (Is 9,5).

A Palavra eterna do Pai, “Aquele que os céus não podem conter” (Santo Agostinho), vem a nós em sinal de fragilidade, se entrega à pobreza da nossa condição humana. Desde então, como escreve Christian Bobin, “nada do Altíssimo pode ser conhecido senão através do Infinitamente Pequeno, através deste Deus do tamanho de uma criança…”. Desde então, para “ver” Deus, não devemos levantar os olhos para o céu, mas abaixá-los, porque o Senhor desceu para tocar nossa humanidade, revelando-nos a “glória”, o valor de nossa existência: somos preciosos para Ele simplesmente pelo fato de existirmos, simplesmente porque somos homens e mulheres. Desde então, a “glória de Deus” habita na pequenez e na fraqueza; a sua tenda está montada na terra penosa e inquieta de nossa história, de nossa vida cotidiana. Desde então, o sonho de Deus tem sido fazer florescer essas sementes de humanidade, bondade, esperança, infinito… já presentes dentro de nós.

O Natal é apelo para termos cuidado da carne viva e frágil de cada ser humano, porque aí o Verbo se encarna; para curvar-nos sobre aqueles que nos sãos próximos, dando-lhes proximidade, ternura, solidariedade, vencendo com o amor todo desamor, divisão e desespero.

Irmãs, na noite de Natal e na passagem deste ano ferido pela pandemia, por violências de todo tipo, por calamidades naturais… façamos uma pausa diante da “cátedra” do Presépio, como nos lembra nosso Fundador, para aprender a lição do amor e vivê-la, nas relações comunitárias e no exercício diário do apostolado:

Do presépio Jesus ensina a caridade e da palha ele nos diz: Eis como se ama. Muitos dizem de amar, mas não querem se incomodar: este é amor de palavras… (FSP47, p. 393).

Feliz Natal e sereno Ano Novo, também em nome das irmãs do Governo Geral. Este desejo se estenda às suas famílias, aos colaboradores leigos, cooperadores, amigos e benfeitores, aos quais expressamos toda nossa gratidão pelo seu apoio na divulgação do Evangelho.

Com muito carinho, em comunhão de alegria e de esperança.

Irmã Anna Caiazza
superiora geral


Allegati