2º domingo do Advento 2010

Está próximo o reino dos Céus

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
O Advento é caracterizado por presenças luminosas que, como faróis na noite, indicam o caminho em direção Aquele que vem.

No segundo domingo encontramos a voz de João, o Batista, o testemunho da Luz. Uma voz decidida, convicta, profunda, portadora de um anúncio profético que fala ao coração com o tom da urgência: “Preparai-vos para um grande acontecimento! O Céu se aproxima da terra, o Reino do amor abriu suas portas. Deus mesmo escolheu revelar aos homens a beleza do seu rosto, mandando como Rei o seu único Filho”. João, conduzindo-nos para além do império vigente, nos convida a acolher a lógica misteriosa de um Rei que se faz servo de todos, pobre, manso, humilde e misericordioso. “Convertei-vos! O Reino dos céus está próximo!” (Mt 3,2). É o convite mais sério do Evangelho. Todos somos chamados a escolher: estar com Ele ou contra Ele.

O Advento é o tempo oportuno para meditar sobre nossas escolhas cotidianas e o quanto elas se aproximam ou não do Reino dos céus. Mas é impossível, só com as forças humanas, viver segundo o Evangelho do Reino. Por isso o Precursor, enviado a preparar o caminho do Senhor, nos conduz ao deserto, lugar de renascimento. O deserto purifica o coração e o torna capaz de escutar. Uma escuta que abre à experiência de Deus e à novidade do Espírito. Mas podemos perguntar-nos: porque justamente o deserto? No deserto o homem aprende a dialogar com Deus, aprende a pedir, libertando-se de sua autossuficiência, aprende a rezar. Na oração, Deus se aproxima e, no amor, nos revela a nossa identidade real. João anuncia a maior verdade da história: não é o homem que se aproxima de Deus, mas é Deus que, em Jesus, se fez eternamente próximo do homem.

Oração

Senhor Jesus,
dá-nos a coragem e a radicalidade
de João, o Batista, a fim de que,
purificados pelo silêncio do deserto,
sejamos capazes de escutar
a Única Palavra que nos faz profetas do Reino
nas estradas deste mundo. Amém.


Allegati