1º domingo do Advento 2010

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
O próprio significado da palavra advento (do latim adventus = chegada, vinda) nos orienta à meta para a qual todo cristão deve se orientar.
De fato, toda a Sagrada Escritura nos fala da contínua vinda de Deus na história dos homens. Vinda que, em Jesus de Nazaré, encontra o seu pleno cumprimento. Em Jesus, Deus se faz eternamente peregrino pelas estradas do mundo, para continuar a bater à porta de nosso coração. Mas, “para nós”, quem é aquele que “vem”? (em grego, o verbo vir está no presente e não no futuro). A resposta sincera a esse questionamento nos dará as coordenadas para o caminho a ser feito diante de Deus e dos irmãos.

O advento é um tempo de busca, de vigilância, de discernimento. Se Aquele que vem for esperado apenas como aquele que nos protege, que resolve os nossos problemas, que nos coloca em segurança diante das dificuldades, dos sofrimentos, do esforço para crer, das exigências do amor e do perdão, então o Advento estará vazio do seu verdadeiro sentido. O evangelista Mateus, com a ordem “estejam preparados” (em grego “continuai em prontidão”) do capítulo 24, nos conduz diretamente a um passo da paixão do Senhor Jesus. Mas como? Não estamos caminhando para o Natal? Tempo de nascimento, de festa, de alegria, de presentes? De fato! Somos chamados para a alegria mais profunda, porque Aquele que vem é o Senhor Jesus que, nascido um dia em “Belém” (em hebraico casa do pão) aprendeu a partir o pão da sua vida, pagando, sobre a cruz da rejeição e do ódio, a soma mais alta do amor. Jesus se preparou durante toda a vida para “estar pronto” e abrir definitivamente para o mundo a porta ao Deus que vem.


Allegati