versione accessibile | mappa del sito | contatti
Torna all'Home Page
Mercoledì 23 Aprile 2014
 Intercapitolo (PORTOGHESE) » Primeiro Plano » Entre informações e concretizações... 
Entre informações e concretizações...   versione testuale







Ontem à tarde, depois da projeção reservada do filme Homens de Deus, do diretor francês Xavier Beauvois, respirava-se, na assembleia, um silêncio profundo, impregnado de comoção. Tínhamos contemplado o ícone de uma “comunidade santa”, imersa no coração da Argélia, rica de grande humanidade e, ao mesmo tempo, de mística cotidiana feita de gestos e palavras simples. De relações verdadeiras e profundas. Em tudo deixando transparecer uma fé grande e um amor intenso, com o qual os monges conseguem gradualmente e não sem sofrimento, vencer o medo da morte.
 
Trazendo no coração esse testemunho atraente e desafiador, nesta manhã ouvimos a superiora geral, ir. M. Antonieta Bruscato, que apresentou a programação do governo geral para os anos de 2011-2012: iniciativas, visitas, cursos, empenhos vários. Ir. Angela Piccinato, secretária geral, pontualizou alguns aspectos práticos da troca de informações entre o governo geral e os governos de circunscrições. Ir. Anna Maria Parenzan, ao invés, deu algumas informações sobre o trabalho da comissão central da Família Paulina, empenhada na organização do centenário de Família (1914), que para nós introduzirá a celebração do centenário de fundação da congregação (1915). Apenas possível, serão notificadas as iniciativas programadas, naturalmente em nível de circunscrição haverá grande espaço para a criatividade.
 
À tarde, retomamos o trabalho nos grupos continentais, para repontualizar as sínteses preparadas anteriormente e transformá-las em projetos mais concretos, levando em consideração a programação global da congregação. Foram redefinidas iniciativas, com tempos e pessoas de referência, para assegurar sua realização. Os trabalhos prosseguem com vivacidade e empenho, em um clima de fraternidade, de corresponsabilidade e de busca partilhada.