versione accessibile | mappa del sito | contatti
Torna all'Home Page
Lunedì 24 Novembre 2014
 Incontro Continentale (Portoghese) » Em breve » Indicações pastorais para o Ano da Fé 
Indicações pastorais para o Ano da Fé   versione testuale






Congregação para a Doutrina da Fé emitiu uma nota contendo as indicações pastorais para a celebração do Ano da Fé, proclamado por Bento XVI com a carta apostólica Porta fidei de 11 de outubro de 2011. O ano da Fé será aberto no dia 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário de abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e terminará em 24 de novembro de 2013, solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Outro acontecimento ocorrerá no ano da fé, ou seja, a publicação do Catecismo Universal da Igreja Católica.
 
A Nota propõe várias dicas às Conferências episcopais, que poderão dedicar um dia de estudo ao tema da fé, de seu testemunho pessoal e da sua transmissão às novas gerações. Foi aconselhado um esforço renovado para traduzir os documentos do Concílio Vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica nas línguas em que eles ainda não existem. Encorajam-se, também, iniciativas que sustentem caridosamente as traduções nas línguas locais dos países em terra de missão, onde as Igrejas particulares não podem arcar com as despesas, um trabalho que será levado à frente pela Congregação para a Evangelização dos Povos.
 
Além disso, os bispos, com as novas linguagens da comunicação, devem empenhar-se para promover transmissões televisivas ou radiofônicas, filmes e publicações, também em nível popular e acessível a um público maior, sobre o tema da fé, dos seus princípios e conteúdos, mas também sobre o significado eclesial do Concílio Vaticano II. E do momento em que o mundo contemporâneo é sensível à relação entre fé e arte, a Nota recomenda valorizar adequadamente, tendo em vista a catequese e, eventualmente, em colaboração ecumênica, o patrimônio das obras de arte expostos nos locais confiados ao seu cuidado pastoral.