Tecla Merlo (PORTUGUÊS)  » Quem è 
Quem è   versione testuale



Ir. Tecla Merlo, primeira superiora geral das Filhas de São Paulo, nasceu no dia 20 de fevereiro de 1894, em Castagnito (Alba). 

Foi uma das primeiras jovens que, em 1915, seguiu Pe. Tiago Alberione no início do primeiro ramo feminino da sua instituição. Viveu os humildes passos das origens, foi, junto ao Fundador, como filha docilíssima, colaboradora sábia e inteligente na realização do projeto divino do qual ele era portador, pronta para assumir, sem medo, os meios da comunicação moderna, a arriscar nas iniciativas novas e inexploradas. Deu sua materna contribuição no surgimento dos outros Institutos da Família Paulina. 

Concentrou o seu ensinamento sobre um único objetivo: a vocação à santidade. A santidade, condição única e essencial para a eficácia da evangelização realizada com os meios da comunicação social.

Em 1964, na sua morte, o Fundador testemunhava: «Era o Senhor que a sustentava. Foi uma alma contemplativa. Sabia, também, recorrer às pessoas, mas sempre, e em primeiro lugar, a Deus. Tudo devia vir de Deus e tudo era para Deus». A sua mensagem, ainda a ser descoberta, é luz profética para a nova evangelização; a sua experiência de vida é «caminho de santificação e de apostolado», luz cada vez mais esplêndida e clara para os apóstolos e as apóstolas de hoje.